quarta-feira, setembro 12, 2007

"A forma segue a função" (Jean-Baptiste Lamarck)

Nada a ver se o cara tem nome de impressora, mesmo assim, essa frase explica muita coisa sobre os princípios de se fazer design.
Discutimos muito sobre funcionalidade X estética ou tipo isso.
Mas não tem muita explicação se pensarmos lógicamente que a forma segue a função. Seguindo este raciocínio tudo se encaixa. a solução dos problemas é seguir a sua função, sempre, transformando o trabalho final mais funcional possível dentro de seu planejamento. ae se esta bonito ou feio, é outra questão, a questão em pauta é. funciona ou não funciona. Este é o princípio do design.
Tem uma história, que não lembro bem, que quando Max Bill, racionalista total, visitou o Brasil, executou uma palestra em brasilia, num lugar tipo Museo Oscar Niemayer. tipo isso, com o lugar lotado de alunos futuros arquitetos e engenheiros.
O tal de Max Bill teve a coragem de argumentar sua opinião sobre as obras de Niemayer: Que merda é essa?, ele deve ter falado em inglês: Wath a fuck man???
Os alunos hiperfãs e seguidores dos principios de Niemayer queriam linchar Max Bill vivo ou morto.
Mas a sua argumentação tinha seu valor. Afinal que merda é essa que Niemaer fez, cheio de ornamentos estéticos e rampas e torres e sei la o que mais, cadê a funcionalidade de tudo isso? Existe, deve existir, não tao racionais quanto as obras de Da Vinci, mas devia ter lá as suas explicações sobre funcionalidade.

Minha mono fala sobre isso: Maximalismo X Minimalismo, Racionalidade X Estética. e a resposta que encontrei é a seguinte.

O design racional tem seu valor pela funcionalidade.

O design pós-moderno maximalista tem seu valor pelo estilo que trás a marca ou a empresa, em detrimento do modernismo (quase) igual a tudo que já foi feito.

Bom, temos questões pra raciocinar durante séculos sobre isso.
A forma segue a função. pense nisso.

Nenhum comentário: